Frentes de Atuação

1. Eventos Presenciais: Cursos, palestras, aulas, rodas de conversa presenciais em espaços variados, que permitam a convivência física-corporal na construção de conhecimento.

2. Eventos pela Comunidade Virtual de Aprendizagem: Segundo Pierre Levy o virtual não se opõe ao real. É neste sentido que apostamos nas relações de construção de conhecimento por meio de nossa plataforma virtual de aprendizagem que permitirá interação em tempo real entre os membros, bem como a presença da professora/professor proponente dos cursos em videoconferência e participando cotidianamente da plataforma.

3. Editora: dado a grande quantidade de fluxos de produção de conhecimento teórico que produzimos, a possibilidade de publicação se faz essencial. Criamos uma dinâmica de edição e publicação sustentável, qual já está em funcionamento.

Ainda temos a potencialidade para duas frentes de atuação:

4. Incubadora Analética: tem a missão de constantemente analisar os fluxos econômicos em torno da Analética e incubar empreendimentos (empresas igualmente não capitalistas) para atender à demandas exigidas por estes fluxos, visando a libertação da força produtiva (liberdade financeira) dos membros da comunidade.

5. Pluriversidade Solidária: A intenção principal é que a Analética se torne uma pluriversidade solidária. O conceito nos vêm da Pluriversidade Amawtay Wasi do Ecuador e das reflexões geradas em torno dessa possibilidade, como por exemplo a entrevista de Boaventura de Souza Santos: Da Universidade à Pluriversidade: Reflexões sobre o presente e o futuro do Ensino Superior. Um de nossos objetivos a médio prazo mais ousados é construirmos uma escola com estes valores. Nós acreditamos que existe muita gente boa que ainda acredita no ser humano e no seu potencial colaborativo e solidário. Esta frente de atuação começa a fazer interlocuções com instituições já existentes para projetos de extensão universitária, assessorias de educação, participação em projetos coletivos, etc.

Em todas estas frentes o uso das ferramentas de comunicação e tecnologias sociais é pressuposto para uma realização eficaz e sustentável.